Universidade de Fortaleza - BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

Dissertação

Titulo

Processo de mudança estratégica das maiores fabricantes de carro do mundo : ambiente pós-escândalos de fraudes socioambientais

Autor

Batista, Pedro Holanda

Programa

Mestrado Em Administração De Empresas

Orientador

Oliveira, Oderlene Vieira de

Banca Examinadora

Oliveira, Oderlene Vieira de
Sousa Filho, Jose Milton de
Sousa, Antonia Márcia Rodrigues

Data da Defesa

17/02/2020

Assunto

Responsabilidade social
Automóveis - Comércio varejista
Poluição industrial

Resumo

Em setembro de 2015, a primeira notificação de violação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos contra duas empresas do Grupo Volkswagen trouxe à tona um dos tipos de fraude corporativa relacionadas a emissão de poluentes de veículos movidos a diesel. A partir dessa primeira notificação, investigações e processos foram abertos contra outras empresas desse grupo alemão e contra outras empresas do mercado automotivo, demonstrando que esse tipo de fraude era algo relativamente comum dentre as fabricantes de veículos ao redor do mundo. Após o Grupo Volkswagen e outras empresas de outros grupos automotivos serem investigadas e/ou punidas, algumas dessas empresas mudaram parte de sua estratégia, executando ações de forma voluntária e/ou obrigatória, diminuindo e/ou evitando prejuízos futuros a si mesmas, ao meio ambiente e à sociedade. Frente a esse contexto, definiu-se como objetivo geral desta pesquisa analisar o processo de mudança estratégica adotado pelas maiores empresas automotivas do mundo que se envolveram em escândalos socioambientais. Para cumprir esse objetivo, fez-se uso de metodologia com abordagem qualitativa, viabilizada por meio de dados secundários (oriundos de órgãos governamentais, ONGs, revistas, jornais, sites especializados) sobre as empresas selecionadas. Os dados foram colhidos e, posteriormente, categorizados a fim de identificar os diferentes períodos estratégicos e eventos críticos vivenciados por essas empresas desde o início de seu envolvimento em casos de fraudes, até o momento da realização desta pesquisa. Observou-se que o processo de mudança estratégica das principais fabricantes de carro do mundo para atender as demandas e regulamentações socioambientais teve início após o descobrimento das fraudes e erros corporativos que essas empresas cometeram e que incorreram em prejuízos econômicos e socioambientais em escala global. Pôde ser visto, diversas vezes, que as empresas aqui analisadas abusaram e burlaram leis, nacionais e internacionais, realizando, por anos e até décadas, suas atividades empresariais ilegais, obtendo vantagens desleais e invisíveis. Por fim, conclui-se que tiveram papel fundamental, ainda que insufiente, a fiscalização, a legislação, as instituições indepentes de pesquisa, as agências de notícia, as ONGs e seus profissionais no descobrimento das fraudes corporativas e na influência do processo de mudança estratégica das fabricantes de veículos abordadas nesta pesquisa. Palavras-chave: Adaptação Estratégica. Responsabilidade Socioambiental. Mercado Automotivo. Fraudes.

Abstract

In September of 2015, the U.S. Environmental Protection Agency's first Notice of Violation against two Volkswagen Group companies brought to light one of the types of corporate fraud related to the emission of pollutants from diesel powered vehicles. From that first legal notification, investigations and prosecutions were opened against other companies within that german group and against other automotive companies, showing that this type of fraud was relatively common among vehicle manufacturers around the world. After the Volkswagen Group and other companies from other automotive groups were investigated and punished, some of these companies changed part of their strategy by taking voluntary and/or mandatory action, reducing and/or preventing future harm to themselves, to the environment and to the society. In view of what has been presented, this dissertation aims to analyze the process of strategic change done by the main automotive companies in the world that have been involved in socio-environmental scandals. To fulfill this objective, a bibliographic research on Strategic Adaptation, Social and Environmental Responsibility, and the Automotive Market was performed. Using the qualitative methodology, secondary data (from government agencies, NGOs, magazines, newspapers, specialized websites) about the companies selected for this dissertation were collected and then categorized in order to identify the different strategic periods and critical events experienced by these companies, since the moment their scams and mistakes were discovered until their strategic changes were announced or put in action. It was observed that the process of strategic change of the major car manufacturers in the world to meet socio-environmental demands and regulations began after the discovery of the corporate frauds and errors that these companies committed and that incurred in economic and socio-environmental losses on a global scale. It could be seen, several times, that the companies analyzed here abused and circumvented national and international laws, carrying out, for years and even decades, their illegal business activities, obtaining unfair and invisible advantages. Finally, it is concluded that, the inspection agencies, the legislation, the independent research institutions, the news agencies, NGOs and their professionals had a fundamental role, albeit insufficient, in the discovery of corporate fraud and in the influence of the strategic change process of the vehicle manufacturers covered in this research. KEYWORDS: Strategic Adaptation. Environmental Responsibility. Automotive Market. Socio-environmental; Frauds.

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